Balloon Co Style – O perigo está muito perto

Você sabe que o Mar mediterrâneo é o mais poluído da Terra e que só de esgotos são 650 bilhões de toneladas in natura? Além disso, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) calcula que 129.000 mil toneladas de óleo mineral, 60.000 mil toneladas de mercúrio, 3.800 toneladas de chumbo e 36.000 toneladas de fosfatos são despejadas nessas águas por ano!

No Dia Mundial dos Oceanos, a WWF alerta para o risco de o Mar Mediterrâneo se transformar num “mar de plástico”. Um novo relatório desta organização denuncia níveis recorde de poluição causada por microplásticos. Actualmente, 95% dos resíduos que flutuam neste mar são compostos por plásticos.

Além disso, a France TV Info apurou que o mar Mediterrâneo é o mais poluído em detritos marinhos, especial o plástico e os resíduos de origem humana! Isso ocorre porque o Mediterrâneo está certado por mais de 20 países.

A maior parte desse plástico vem da Turquia e Espanha, seguida pela Itália, Egito e França. Os turistas que visitam a região a cada Verão são responsáveis por um aumento de 40% no lixo marinho, de acordo com o relatório “Sair da armadilha plástica: Salvar o Mediterrâneo da poluição plástica”. Os microplásticos atingiram níveis recordes de concentração de 1,25 milhão de fragmentos por km2 no Mar Mediterrâneo, quase quatro vezes mais altos do que na “ilha de plástico” no Oceano Pacífico Norte.

De acordo com artigos científicos recentes, citados pela organização, 20% dos peixes de consumo quotidiano revelam microplásticos nos seus estômagos e 80% das tartarugas-marinhas-comuns (Caretta caretta), cujos juvenis gostam de se alimentar na zona dos Açores, comem lixo, na sua maioria plástico. Além disso, em Portugal os microplásticos predominam nas areias das praias, representando 72% do lixo encontrado em zonas industriais e de estuários.

E o mais preocupante é que pode levar mais de 100 anos para a região se renovar, caso não haja mais fontes de poluição na área.

Gostou da dica? Esse é Ballon.Co Style, um estilo de vida mais saudável para você e para o nosso planeta também!

 

Fonte: Mar sem Fim

Deixe uma resposta