Balloon Co Cult – Amamos Skate

O skate e o surf caminham juntos desde sua criação em 1950. Criado nos EUA para ser uma espécie de prancha sobre rodas, seu objetivo era entreter os surfistas da Califórnia quando as ondas não colaboravam.

No início, o esporte era chamado de surfe de calçada e, em muito pouco tempo, se espalhou por todo os Estados Unidos. O primeiro skate fabricado e comercializado em série foi o Roller Derby em 1959. Até então o skate era apenas visto como uma coisa divertida para se fazer depois de surfar.

Nos anos 60, os praticantes já acostumados com a modalidade criaram uma identidade para o esporte, melhorando os equipamentos, substituindo o sistema de rodas e focando também na segurança.

No ano de 1963, além da oficialização do esporte como Skateboarding, foi realizada a primeira competição da modalidade em Hermosa Beach, Califórnia, vencida por Larry Stevenson. Depois desse evento, foram vendidos mais de 50 milhões de carrinhos em todo o mundo.

Torger Johnson, Woody Woodward and Danny Berer eram alguns dos principais nomes da época, onde as modalidades eram basicamente o Downhill, o Slalom e o Freestyle.

Uma grande seca atingiu a Califórnia no começo da década de 70, e foi daí que nasceu o skate Vertical. Piscinas foram esvaziadas e os skatistas descobriram que as paredes lembravam as transições das ondas.

Foi também nessa década que o skate começou a evoluir. Larry Stevenson inventou o tail, o que ajudou a melhorar o equilibrio e as manobras. Em 1972, o surfista Frank Nashworthy inventou as rodinhas de uretano, tornando o skate muito mais veloz. Antes, as mesmas eram feitas de ferro ou de um tipo de plástico duro, que eram muito escorregadias e inseguras.

Mas foi em 1980, através do Tony Hawk que consagrou a modalidade e rendeu uma série de jogos com seu nome.

Curtiu essa viagem nas ideias do esporte? Esse é o Ballon.Co Cult, mais informação sobre o estilo que você curte!

 

Fonte: http://agemt.org

Deixe uma resposta